GALA DOS CAMPEÕES EM AVEIRO – 16 FEVEREIRO

1506066_725849727427437_1550920293_n

A Federação Portuguesa de Canoagem promove a Gala dos Campeões 2013 dia 16 de Fevereiro em AVEIRO a partir das 16 horas.

O evento  conta com presenças ilustres e  destina-se à entrega de diplomas de Campeões a todos os vencedores das diversas categorias e disciplinas da Canoagem na época desportiva de 2013, assim como prestar a merecida homenagem aos atletas das Selecções Nacionais com participação Internacional, com especial destaque para os campeões mundiais e europeus, casos de João Ribeiro, Emanuel Silva, Rui Lacerda, Samuel Amorim, Diogo Lopes, entre  outros medalhados.

A lista total de medalhas internacionais conquistadas em 2013 pode ser consultada AQUI.

1º ETAPA 2014 DO CAMPEONATO NACIONAL DE MAR – SESIMBRA

SURFSKI-PORTUGAL

Image
Percurso da prova de Sesimbra
Estão abertas as inscrições para a 1º ETAPA DO CAMPEONATO NACIONAL DE MAR – SESIMBRA.
No dia 15 de Fevereiro pelas 15:00. O percurso e a hora da prova estão pensados para o downwind.  Estão reunidas as condições para uma primeira etapa com grande nível.
A inscrição é online até ao dia 5 de Fevereiro. As inscrições de SS-2 (ou K2) com atletas de Clubes diferentes têm de ser feitas pelos 2 Clubes.
Ficha técnica AQUI. Calendário com todas as provas AQUI.

View original post

ALTERAÇÕES REGULAMENTO CANOAGEM DE MAR

SURFSKI-PORTUGAL

As alterações ao Regulamento de Canoagem de Mar são mínimas.

Foi alterado o quadro do ponto 9. Foi retirada a referência a K2 na categoria Veteranos, para que não haja dúvidas em relação à participação dos K2 na categoria OCEAN SKI. Os K2 entram TODOS na categoria OCEAN SKI.

Foi adaptado o ponto 14 em relação à pontuação dos SS2/K2MISTOS para que possam ser sempre contabilizados pontos.

“Na categoria SS2 MISTO não havendo 3 tripulações em representação de, pelo menos, 2 clubes diferentes, são contabilizados os pontos da classificação da categoria SS2 SENIOR MASCULINO.” 

O regulamento está disponível AQUI.

View original post

EMANUEL SILVA: “A PREFERÊNCIA É… PORTUGAL”

Image

“Já fiz o K2 com o João, o Pimenta e o David. Vamos esperar pelas provas selectivas para ver quem cumpre o tempo de referência pedido e ficará com o K1 nas provas da Taça do Mundo”, comentou Emanuel Silva sobre a futura distribuição de barcos na Selecção Nacional de canoagem. “Estou sempre pronto para fazer K1, K2 ou K4. Vou mostra o meu nível e tentar ganhar o K1 para depois escolher o melhor barco, de acordo com o conselho da equipa técnica.” Medalhado olímpico com Fernando Pimenta e campeão do mundo com João Ribeiro, o leão declina a escolha de parceiros. Não há preferências entre o Pimenta ou o João. Temos de chegar a um acordo sabendo que está em causa o melhor para o país. Portugal está numa situação difícil – tenho um café e sei que há gente a passar fome – e nós somos pagos pelo dinheiro dos contribuintes, que não gostariam de nos ver competir em função das preferências e depois não termos resultados”, refere, sendo conclusivo: “Vamos esquecer nomes e clubes e pensar na camisola do país.”

TUDO O QUE FAÇO AGORA NA CANOAGEM DEVO-O AO BENFICA

Image

João Ribeiro no estádio da Luz – Foto de João Rosa

Jornal O JOGO – Sem link

É o actual campeão mundial em K2 500, juntamente com Emanuel Silva, tem colecionado títulos nacionais no K1 200 mas, curiosamente, pensou afastar-se há pouco mais de dois anos, depois de ter falhado o apuramento olímpico. “Não deixava a canoagem, mas abandonava a alta competição. Os meus pais não são ricos e, ao perder os subsídios, teria de trabalhar para ganhar dinheiro. Felizmente surgiu na altua a proposta do Benfica, e esse apoio é que me permitiu continuar. Tudo o que faço actualmente devo-o ao Clube” afirma João Ribeiro, agora com 24 anos e a carreira estabilizada! “Tenho contrato com o Benfica até 2016 e a bolsa olímpica, depois de ter sido campeão mundial .” O título do ano passado deu novo estatuto ao canoísta de Esposende, mas João Ribeiro mantém-se modesto. “Pretendo continuar na Selecção. Depois decidiremos com os técnicos qual a melhor embarcação para estar em Taças do Mundo, Europeu e Mundial”, refere sobre os próximo passos, deixando claro não pretender divulgar. “Falhei em 2011 o apuramento, foi mau para mim e para o David Fernandes. Agora vamos trabalhar para ir ao Rio’16. É esse o meu grande objectivo neste ciclo de quatro anos”.

CAR RECEBE EQUIPAS NACIONAIS DE PORTUGAL E CHILE

Image

A equipa do Chile e o atleta de Paracanoagem de Porto-Rico no CAR – Foto

Artigo original AQUI.

Até ao dia 25 de Janeiro, a canoagem vai estar em destaque no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. As equipas nacionais de Portugal e do Chile, e um atleta de Porto Rico, estão a realizar estágios de preparação naquela estrutura desportiva.

Sob orientação de Ryszard Hoppe e de João Tiago Lourenço, encontram-se a participar no estágio os canoístas que estão na Residência Universitária da Canoagem, a equipa Sénior e Sub 23 de Canoas Masculinos e as atletas de Kayaks Sénior e Sub 23 Femininos.

Para o selecionador nacional de Velocidade, Ryszard Hoppe, o ano de 2014 “é muito importante para ver com que tripulações vão competir na modalidade”, sendo que se vão disputar, a título de exemplo, duas taças do mundo e os campeonatos da europa e do mundo.

Em Montemor-o-Velho, o técnico nacional dá, assim, início ao “primeiro estágio da época” e ao trabalho necessário ao apuramento para os próximos Jogos Olímpicos.

CHILE E PORTO RICO ESTREIAM-SE EM MONTEMOR-O-VELHO

O CAR “tem ótimas condições e qualquer atleta pode realizar aqui a programação a 100%”. Quem o afirma é o técnico nacional da Equipa Olímpica do Chile, Zdzislaw Szubski, que, à conversa com o vereador José Veríssimo, aproveitou para reiterar a “vontade de regressar”.

Recorde-se que Zdzislaw Szubski foi também técnico nacional em Portugal da modalidade da canoagem entre 87 e 92, tendo realizado, inicialmente, em 1985, um estágio em Lamego.

O técnico polaco e também antigo aluno e conterrâneo de Ryszard Hoppe está em Montemor-o-Velho a realizar um estágio com 10 atletas chilenos, estando também na comitiva o único atleta porto-riquenho de paracanoagem na Classe TA, Eddie Montañez.

Impressionado com “a dimensão dos hangares e com a beleza da envolvente da pista”, o atleta que ficou em 7º lugar, K1 200m, no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2013, em Duisburg, na Alemanha, avançou que “se houver oportunidade gostaria de voltar”.

“A pista é ótima e os funcionários do espaço são muito prestáveis e simpáticos”, asseverou.