INÍCIO DE CICLO COM PIMENTA NA ÁGUA

Image

Fernando Pimenta – foto José d’Oliveira e Sousa

Original Jornal Record. A Seleção Nacional masculina regressou à água e deu início ao ciclo de preparação do ano de 2014, marcado pelas Taças do Mundo agendadas para maio, em Itália, primeiro, e, apenas duas semanas depois, na República Checa. A equipa parte otimista para o novo ano, agora liderada por Hélio Lucas e José Sousa – treinadores pessoais de Fernando Pimenta e Emanuel Silva, respetivamente –, uma das alterações mais evidentes no novo modelo da recém-empossada direção da Federação Portuguesa de Canoagem (FPC).

Assim, Emanuel Silva (Sporting), Fernando Pimenta (CN Ponte Lima), David Fernandes (CN Funchal), Rodolfo Neves (CN Funchal) e João Ribeiro (Benfica) reencontraram-se no Centro de Estágio Nelo, na Aguieira, onde foi dado o tiro de partida do primeiro estágio do ano que decorre até sábado. A este grupo juntar-se-á hoje o internacional Sub-23 David Varela (Alhandra SC), autorizado a ausentar-se no primeiro dia do estágio por ter um exame na universidade.

MOTIVAÇÃO

Logo pela manhã, os canoístas regressaram ao plano de água da Aguieira e garantem motivação para um ciclo que culmina em 2015 [16], nos Jogos Olímpicos do Rio. “Já conhecíamos bem a equipa, mas há um trabalho de rotina e de preparação que deve ser feito”, explica Hélio Lucas que encontrou “um grupo extremamente motivado e com vontade de trabalhar”. Também José Sousa garante que os canoístas se apresentaram “num nível aceitável, numa semana que serve também para unir o grupo”. Já os próprios Fernando Pimenta e Emanuel Silva, à conversa com Record, garantem que ter os seus treinadores mais próximos ao serviço da Seleção é importante para o espírito de grupo. “Trabalho com o José Sousa desde 1997, e tê-lo aqui comigo também só pode fazer com que tudo corra melhor”, reitera Emanuel Silva. Quanto a Pimenta, diz que não esqueceu o passado, “porque custou ficar fora dos Mundiais, mas sabia que o bom senso iria prevalecer, e tudo está agora no bom caminho”.

OBJETIVOS

Hoje, Ricardo Machado, vice-presidente para o alto rendimento da FPC, é esperado na Aguieira para reunir com a comitiva e definir o plano de metas a atingir em 2014.